Mamografia Digital
Mamografia Digital
Um dos mais recentes avanços em diagnóstico por imagem é a MAMOGRAFIA DIGITAL. A mamografia digital assemelha-se à convencional por usar raios-X na produção das imagens. Entretanto, ao invés de filme convencional, o RX mamário é captado por receptores que tem leitura digital (computadorizada). Isto permite que as imagens sejam projetadas e manipuladas em monitores de alta resolução, proporcionando assim melhor avaliação do tecido mamário.
Dúvidas Freqüentes:
Existe necessidade de compressão das mamas?
Sim, a técnica de mamografia digital, de maneira nenhuma, exclui a necessidade da compressão das mamas. Esta manobra é realizada com o objetivo de obter uma imagem mais nítida e diminuir a radiação recebida pela paciente.
A Mamografia Digital utiliza menos radiação?
O exame de mamografia, seja ele digital ou convencional, é composto por no mínimo 4 radiografias sendo 2 de cada mama. Freqüentemente, são necessárias incidências adicionais para que se possa chegar a um diagnóstico mais preciso. A mamografia digital tem a vantagem de reduzir significativamente a necessidade de radiografias adicionais e, portanto, nestas pacientes reduz a radiação recebida.
Qual a vantagem da mamografia digital?
A mamografia digital é analisada utilizando-se monitores de alta resolução e computadores que permitem a manipulação do brilho, contraste e de filtros específicos. Desta maneira, alguns trabalhos têm demonstrado que existe maior precisão na detecção de lesões, especialmente nas pacientes com mamas densas. Outra vantagem da mamografia digital é a possibilidade do armazenamento digital, ou seja, seu exame pode ser gravado em CDs ao invés de filmes que deterioram ao longo do tempo.